sábado, 15 de abril de 2017

Holanda e Portugal em 12 dias - Roteiro

Essa viagem aconteceu sem muito - ou nenhum - planejamento. Havia um congresso em Lisboa para eu ir e, claro, aproveitei para ir antes e aproveitar um tempinho em terras europeias, que tanto amo. Convidei minha irmã para irmos juntas, pois ela nunca tinha ido para lá. Além disso, havia uns anos que havíamos viajado juntas ao Peru, como contei aqui, e já estava na hora de repetirmos a experiência. Detalhe: ela quebrou o dedo mindinho do pé duas semanas antes do embarque. Nada melhor do que curar um dedo quebrado caminhando na Europa, néam?

Esse post vai ser um resumo da nossa viagem. Nos próximos, vou relatar nosso dia-a-dia por lá.

Período da viagem:

Viajamos entre 03 e 16 de outubro de 2015. Pegamos outono por lá.

De 04/10/2015 a 08/10/2015: Amsterdam
De 08/10/2015 a 11/10/2015: Porto
De 11/10/2015 a 15/10/2015: Lisboa (com Évora)

A parada em Amsterdam aconteceu por stop over (quando você 'abre' a sua passagem aérea e permanece em um local por alguns dias antes de seguir o seu destino final de forma gratuita). Diversas companhias aéreas promovem isso, como a TAP e a KLM. Como faz para conseguir isso?

Bem, vou contar como eu fiz isso. Primeiro, eu pesquisei em saite qualquer de passagens os voos e anotei os números e as datas que me interessavam. Fui no saite da KLM e programei as datas, conforme as anotações que havia feito. Deu certo. O trecho entre Ams e Lis foi gratuito. E com isso, conheci Amsterdam (o plano inicial era ir até Santiago de Compostela, na Espanha, mas acabei visitando a Holanda). E não me arrependo! Aliás, recomendo.

Voos de ida:

* POA/GRU - LATAM - voo JJ3288 - saída 11h55min/chegada 13h35min
* GRU/AMS - KLM - voo KL792 - saída 19h15min/chegada 11h50min (+1d)
* AMS/LIS - KLM - voo KL1693 - saída 12h45min/chegada 14h45min

Voos de volta:

* LIS/CDG - AIR FRANCE -  voo AF1195 - saída 18h35/chegada 22h05min
* CDG/GRU - AIR FRANCE -  voo AF454 - saída 23h30min/chegada 06h05min
* GRU/POA - LATAM - voo JJ3289 - saída 09h20min/chegada 11h

Foi a primeira vez que voei KLM e gostei bastante. Apesar de ser classe econômica, achei as poltronas mais espaçosas do que as da TAP, por exemplo. Tinha espaço suficiente para as pernas e as poltronas reclinam um pouco mais. Sim, só viajo na econômica!

A comida estava ótima. A equipe de bordo sempre atenciosa. Entretenimento satisfatório (como sempre, tomei um vinho e dormi, não assisti a quase nada... normal).

Entre Lisboa e Porto: usamos trem.

No aeroporto em Lisboa, pegamos um táxi e fomos para a Estação Oriental, de onde partia o trem para o Porto. Chegamos na estação principal e pegamos o trem para a São Bento, que era do lado do nosso apartamento. Foi um dia inteiro em deslocamento. Chegamos à noite em Porto.

Hospedagem:

Em Amsterdam, ficamos no Floris France Hotel, que fica na Oudezijds Kolk 11, pertinho da Centraal Station (assim mesmo, com dois 'as'), no início do Red Light District. A reserva foi feita pelo Booking. Havia café da manhã incluído na diária, que estava bem mais em conta do que a de um apartamento na mesma região.

Em Porto e Lisboa, aluguei um apartamento pelo Airbnb. Os valores compensaram muito. Vou falar sobre eles em posts próprios.

Seguro Saúde: Assist Card.

Blog pesquisado: Ducs Amsterdam

Guia: Lonely Planet

Roteiro day by day:

04/10/15 - chegada em Amsterdam, check in no hotel, saída para reconhecimento do local, caminhada até a Casa de Anne Frank. Como a fila estava enoooooooooorme, desistimos de esperar. Acabamos visitando o Museu da Tulipa. Voltamos pelo Red Light District.

05/10/15 - levantamos cedo e fomos direto para a Casa de Anne Frank, para enfrentar a fila. Dali seguimos para o Mercado das Flores, Museu da Tortura e Museu do Gato. Terminamos o dia na Delirium Cafe.

06/10/15 - caminhamos muito, até o Rijksmuseum. Visitamos todo ele e depois fomos para o Van Gogh Museum, que fica ali próximo. E o dia passou inteiro... Voltamos para o hotel para tomar chimarrão.

07/10/15 - o tempo estava ruim, chuvoso. Tínhamos que optar entre Bruxelas e Zaanze Schans. Escolhemos este. Pegamos o ônibus e fomos para esse lugar lindo, mas fake. A cidade de verdade fica do outro lado rio Zaanze e, claro, nós fomos lá olhar de perto.

08/10/15 - dia de voar para Lisboa (a chegada é simplesmente linda, com o Tejo de pano de fundo) e pegar trem para o Porto. Chegamos à noite e jantamos no Retiro dos Carvalhos, ouvindo fado. Que recepção tivemos em Porto!!!! Inesquecível!

09/10/15 - Dia de andar - muito - no Porto.  Café da manhã numa padaria perto do apartamento, compras no mercado e... rua! Fomos na linda Igreja de Santo Ildefonso, passamos pelo Teatro Nacional São João e fomos para a Biblioteca Municipal do Porto. De lá, nos achamos e nos perdemos nas ruelas da cidade até que paramos para almoçar na Tasquinha do Bê. energias repostas, fomos para o Centro Português de Fotografia. Dali, um pulinho na famosa Livraria Lello, ricamente decorada em madeira talhada. Um sonho. Cansaço bateu depois de 3,7km andados. Hora de voltar para casa e tomar mate com delícias portuguesas.

10/10/15 - Segundo dia em Porto e muito para ver. Andamos mais de 6km, mas um dia muito feliz. Saímos cedo na direção do Paço do Concelho. Depois, uma visitinha na loja do Porto Futebol Clube e no Mercado do Bolhão. Dali, rumamos para o Paço Episcopal da Sé. Descemos pelas vielas tradicionais portuguesas até o Mercado Ferreira Borges. Visitamos a Igreja de São Francisco. Almoçamos na Ribeira, no restaurante Farol da Boa Nova. Atravessamos a Ponte Luis I e fomos para Vila Nova de Gaia, degustar vinhos do porto. Visitamos a Ramos Pinto e voltamos para o Porto, encerrando a estadia onde ela começou: no Retiro dos Carvalhos, mas desta vez, sem fado.

11/10/15 - Pegamos o trem para Lisboa. Nossa anfitriã nos recepcionou na Estação Oriental e nos levou para casa. Andamos pela volta do apartamento e depois pegamos o metrô até a Baixa Chiado para jantar no maravilhoso João do Grão.

12/10/15 - Saímos cedo e fomos para Évora. Vou contar esse roteiro num post próprio. Sim, visitamos a Capela dos Ossos.

13/10/15 - Ficamos a manhã por casa, pois uma amiga ia se unir a nós. Depois que ela chegou, fomos ao Parque das Nações e Oceanário de Lisboa. Acabamos o dia em Belém, comendo os Pasteis de Belém, visitando o Padrão dos Descobrimentos, a Torre de Belém e o Mosteiro dos Jerónimos. Tudo muito lindo à noite.

14/10/15 - Dia de estudar. Passei o dia na Universidade de Lisboa, em um curso. Encontrei as meninas no final da tarde e lá fomos nós para Alfama, para ver o por-do-sol. Descemos a escadaria de Alfama em busca de um lugar para jantar e ouvir fado. Enquanto eu estava na universidade, elas desbravaram Lisboa. Não ficou beco sem que tivessem olhado.

15//10/15 - último dia de curso e de Lisboa para mim e minha irmã. Nossa amiga ia continuar viajando. Fui para a universidade e elas foram para a rua. No horário combinado, fomos para o aeroporto, rezando que nenhum voo atrase e que nós não perdêssemos nenhuma conexão. A Andressa precisava chegar aqui dia 16 porque tinha compromisso profissional dia 17 em SC... Só nós sabemos o quanto corremos Charles de Gaulle afora para não perder a conexão. Mas deu certo! Chegamos no horário previsto em POA.

A cara da felicidade dentro do avião da AF de volta ao Brasil: tudo no horário previsto!
E assim foi nossa viagem. Minha irmã voltou para o Brasil com o dedo curado... de tanto caminhar pela Europa...

Vimos muito do que queríamos ver. Ainda faltou muito para ser visto. Um dia a gente volta para resgatar o que ficou para trás, não é, Andressa?